Pesquisar neste blogue

10/01/2010

Rap

Introdução:


Rhythm and Poetry ou Rap é o discurso rítmico com rimas, e um dos elementos da música e cultura hip hop. O rap, comercializado nos EUA, desenvolveu-se tanto por dentro como por fora da cultura hip hop, e começou com as festas nas ruas,nos anos 1970 por jamaicanos e outros. Eles introduziam as grandes festas populares ,com a prática de ter um MC, que subia no palco junto ao DJ e animava a multidão, gritando e encorajando com as palavras de rimas, até que foi se formando o rap. A origem do Rap veio da Jamaica, mais ou menos na década de 1960 quando surgiram os "Sound Systems", que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. Esses bailes serviam de fundo para o discurso dos "toasters", autênticos mestres de cerimônia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais polêmicos, como sexo e drogas. No início da década de 1970 muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os Estados Unidos da América, devido a uma crise econômica e social que se abateu sobre a ilha. E um em especial, o DJ jamaicano Kool Herc, introduziu em Nova Iorque a tradição dos "Sound Systems" e do canto falado e foi se espalhando e popularizando entre as classes mais pobres ate chegar a atingir a alta sociedade.


As raizes:

A origem do rap remonta à Jamaica, mais ou menos na década de 1960 quando surgiram os sistemas de som, que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. Esses bailes serviam de fundo para o discurso dos "toasters", autênticos mestres de cerimónia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais prosaicos, como sexo e drogas. No início da década de 1970 muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os Estados Unidos da América, devido a uma crise económica e social que se abateu sobre a ilha. E um em especial, o DJ jamaicano Kool Herc, introduziu em Nova Iorque a tradição dos "Soud Systems"e do canto falado, que se sofisticou com a invenção do scratch, um discípulo de Herc. O primeiro disco de rap que se tem notícia, foi registrado em vinil e dirigido ao grande mercado (as gravações anteriores eram "piratas") por volta de 1978, contendo a célebre King Tim III da banda Fatback. O rap, assim como o blues, no seu surgimento era um ritmo mais comum entre pessoas de classe social mais baixa e que, com o tempo, invadiu o mercado de todos os grupos sociais endo um dos estilos musicais que mais vendeu no mercado popular dos anos 1990 até o início da década de 2000; mas, desde 2006, a venda do rap tem caído drasticamente, preocupando as grandes gravadoras deste estílo musical.
"Ancestral directo" do rap pode ser considerado o funk, ou o jazz, músicas afro-americanas que apresentam elementos semelhantes. Outro ritmo ao qual o rap é tributário é o toast, que consiste em versar sobre uma versão instrumental ou de uma versão dub de alguma canção reggae, sempre no ritmo da batida. Essa tradição foi levada aos Estados Unidos por imigrantes jamaicanos, como o DJ Kool Herc. Nos Estados Unidos, a base de Reggae foi substituída por uma batida tirada do funk, através da utilização de dois discos idênticos dos quais era aproveitada apenas a parte instrumental da música, chamada break (os "breques," como nas paradas repentinas da percussão numa batucada).
As primeiras gravações de rap datam do início dos anos 1970, com alguns grupos como os Last Poets e Gil Scott Heron. Nessa época, trata-se simplesmente da declamação de um texto sob o ritmo das batidas de tambores africanos, sendo a negritude o tema de predilecção.
Na actualidade, os MCs utilizam, como base, batidas de outras músicas habilmente extraídas pelos DJs, ou bases montadas electronicamente, ou, ainda, instrumentos tocados por músicos.
Um recurso muito presente no rap são os samples ("amostras"), que são pequenas "pedaços" de outras músicas, covers (pré-gravadas), e inseridas digitalmente numa "nova" música. Os samples tanto podem ser da parte instrumental de uma música como podem ser de vocais.

Inicialmente, os temas das letras giravam em torno de assuntos como festa e diversão, que aos poucos foram substituídos por outros temas como as desigualdades sociais e o combate ao racismo. vinte anos depois, se tornou um dos estilos musicais mais popular em todo o mundo, sendo muito difundido principalmente nos EUA, na França, no Japão e no Brasil. Em Portugal a primeira compilação de rap surgiu em 1994 com o designação de Rapública.

Na seguinte imagem: DJ Babu(dos Delated people)
Freestyle:

Modo de cantar o rap de forma improvisada. Colocando versos feitos na hora, baseados nos versos dos seus adversários. Geralmente os MC's participam de rachas, disputas de free style onde um tenta ser melhor do que o outro.








Principais estilos de rap:


Pop rap (algumas vezes erradamente chamado também de hip pop) é o nome dado a um estilo parecido com rap com uma forte influência da música pop. Na música pop rap, os elementos verdadeiros do hip hop são removidos e hooks são usados para se obter um som amigável. O casamento entre as batidas e ritmos com potentes hooks melódicos normalmente podem ser encontrados nas suas formas originais de música pop. Geralmente o pop rap tende a ser menos agressivo do que outras variedades do rap, mas manchando indirectamente a real cultura hip-hop.


Gansta rap



Gangsta Rap é um termo cunhado pela mídia para descrever um certo gênero do rap, que tem por característica a descrição do dia-a-dia violento dos jovens de algumas cidades. A palavra gangsta é um dereivativo de gangster, soletrando-a na pronúncia do Inglês vernáculo afro-americano. Os estadunidenses chamam este tipo de soletração de Eye dialect. O gênero desenvolveu-se durante os anos 80. Um dos pioneiros do Gangsta Rap foi o rapper Ice-T com suas faixas Cold Winter Madness and Body Rock/Killers, ambas de 1983. O Gangsta Rap foi popularizado por grupos como N.W.A no final dos anos 80. As suas letras são violentas e normalmente tendem a criticar a sociedade e a mostrar ao mundo a injustiça desta, e a partir dessa crítica, abrir os olhos de quem não está nem aí para a dura realidade das ruas, mesmo que isso atinja diretamente ao ouvinte. Geralmente, os autores têm problemas com a lei, alguns inclusive tem ou já tiveram envolvimento com gangues. MCs como Ice-T, Eazy-E, Snoop Dogg, Tupac Shakur, entre outros, já passaram pelos tribunais por atividades relacionadas com o tráfico em geral, de armas, assassinatos, etc. O Gangsta Rap também é famoso pelas acusações, muitas vezes precipitadas ou preconceituosas, de promover crimes como assassinato, tráfico de drogas; além da promoção do machismo, promiscuidade, vandalismo, violência gratuíta e desrespeito às autoridades. Um dos mais ferrenhos críticos do Gangsta Rap é o diretor cinematográfico Spike Lee, que acusou o estilo de incentivar a ignorância dos afro-americanos. Os gangsta-rappers, por sua vez, defendem-se das acusações alegando que suas letras não falam de nada além da realidade vivida nas periferias e procuram, através das mesmas, chamar a atenção das autoridades. É a vertente mais extrema do Hip Hop.

 História
O gangsta rap desenvolveu-se no ínicio dos anos 80 na costa oeste dos Estados Unidos, em guetos de cidades como Los Angeles e Compton.
Em 1986 o rapper Ice-T lançou "6 n the Monrnin", considerada a primeira canção de gangsta rap. Ainda em 1986 o grupo N.W.A. lançou seu primeiro single, que não fez muito sucesso. Mais tarde, em 1988, o álbum "Straight Outta Compton", o primeiro da categoria a fazer grande sucesso, ajudou a divulgar o novo sub-gênero do Rap e estabelecer a costa oeste como capital do hip-hop por algum tempo. O single de Gangsta Rap com maior controvérsia foi "Fuck The Police", deste mesmo álbum. A letra, que fala sobre a agressividade policial nos guetos americanos, resultou numa carta do FBI enviada ao grupo, aconselhando-o a amenizar o conteúdo de suas letras. O grupo lançou mais dois discos depois deste e em seguida dissolveu-se. Eazy-e, um dos membros do grupo, permaneceu na Ruthless Records, gravadora fundada pelos membros e que foi um dos ícones do Gangsta Rap nos anos 80. Dr. Dre, outro membro, fundou junto com Suge Knight, ex- segurança do grupo, a gravadora Death Row Records, que viria a ser a maior gravadora de Gangsta Rap da década de 90.
Em 1992, Dr. Dre, lançou seu primeiro álbum solo, "The Chronic", um dos mais vendidos da história do rap. Alguns dos singles de Dr. Dre são até hoje considerados como ícones dos anos 80-90, como "Nothin' But a G' Thing". O álbum também contou com a participação do então novato no rap Snoop Dogg, na supra-citada faixa e em várias outras. Snoop Dogg, com a ajuda de Dr. Dre, lançou seu primeiro disco, "Doggystyle", em 1993,o qual bateu inúmeros recordes e recebeu diversos prêmios. Mais tarde, Tupac Shakur, rapper já com sucesso, integrou-se à gravadora e lançou junto com ela os multi-platinados álbuns Me Against the World , All Eyez on Me e o póstumo The 7 Days Theory. Alguns outros rappers da gravadora, como os membros do grupo Tha Dogg Pound, também merecem atenção. Outros nomes de fora da gravadora marcaram o Gangsta Rap dos anos 80 , como N.W.A, Compton's Most Wanted.
Desde a saída dos principais nomes da Death Row, em meados da década de 90, o gangsta rap deixou de viver seus grandes dias e perdeu espaço na mídia, dando vez ao Pop Rap, e o Rap Bling-Bling interpretado por artistas como The Game, que preferem dar atenção a problemas pessoais, como dinheiro, mulheres, carros e drogas, do que a problemas sociais, que envolvem toda a comunidade periférica.
Atualmente MC Ren, WC, Nate Dogg, Warren G, Yukmouth, Kurupt, Ice Cube, Ice T, Coolio, Short Khop, Brotha Lynch Hung, X-Raided, Evil Pimp,50 Cent, e muitos outros constituem atualmente o Rap mais parecido com gangsta.




Rap Alternativo (também chamado de Hip-Hop Alternativo ou Rap Underground) é um estilo do Rap que é o oposto do estilo Pop Rap, tentando mostrar as raízes dos problemas sociais, e não apenas como "coisa comercial", como definem a grande maioria dos rappers que fazem esse estilo, nem sempre criticando, mas querendo que o rap não vire "somente moda", e sim seja a solução para "abrir os olhos" das pessoas para a realidade. Os rappers brasileiros se destacam por aderirem a esse estilo (a grande maioria).
Em Portugal também a uma forte influencia do Rap Alternativo pelos Mcs Valete, Bomberjack, Sam the Kid, Bonus, Adamastor, entre muitos ourtos.
Apesar do que e dito os rappers alternativos não se importam de ser famosos ou conhecidos, desde que continuem a rimar por si e não porque a editora pede para fazer a música sobre um tema(normalmente festa). Bandas como Linkin Park foram fortemente influenciadas pelo Hip Hop Alternativo.


Videos:










2 comentários:

Anónimo disse...

o hip hop começou em new york por volta de 1945


nao na jamaica

Paulo Brandão aka Kriticista disse...

O hip-hop desenvolveu-se nos estados unidos(Nova Iorque,o berço) mas já tinha a base mais ou menos criada na Jamaica com os Sound Systems que eram festas de Hip-hop ainda no tempo em que o DJ era a peça mais fundamental do hip-hop e o MC apenas acompanhava os DJ com algumas rimas,até foi um DJ denominado de DJ Kool Herq que trouxe o hip-hop para nova Iorque.

Enviar um comentário